A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO


Nenhuma religião no mundo desde a antiguidade negou a crença[1] de que existe algo além do corpo físico, dando para isso diferentes nomes e explicações.

Com o passar do tempo, estudando os acontecimentos, o Espiritismo comprovou que os espíritos existem e que são os seres que já tinham vivido num corpo, que se libertaram pela morte física e que continuavam tendo sua personalidade.

Será que todas as outras coisas no nosso planeta têm espírito? O que faz o espírito do homem ser diferente da alma dos animais?

Os vegetais e os minerais têm em comum a aura.

Os animais, por sua vez, têm a alma, que é o ser imaterial que existe além do corpo físico e continua depois da morte.[2] Com ela, recebem o instinto, limitando sua liberdade de ação às suas necessidades e sua conservação.

Já no ser humano, esse ser imaterial que existe além do corpo físico e continua depois da morte é chamado de Espírito porque tem uma característica a mais. Apenas o Espírito recebe o sopro da inteligência.[3]

Através da inteligência, o Espírito do homem conhece a Deus, distingue entre o bem e o mal, tem o livre arbítrio para escolher entre eles, tem ainda a responsabilidade de seus atos e conhece seu futuro pela causa e efeito.[4]

Depois da morte do corpo, o Espírito conserva sua personalidade, levando para a vida espiritual o mesmo caráter que teve na vida física. Se não se esforçou pela sua reforma, retorna no mesmo estado. Do contrário, regressa mais evoluído e melhor preparado para a próxima reencarnação.




[1] “O que é Espiritismo?”, Cap. 01, Segundo Diálogo, p. 74;


[2] O Livro dos Espíritos, Introdução; pergunta 597;


[3] O Livro dos Espíritos, Introdução e pergunta 606;


[4] O Livro dos Espíritos, pergunta 592 e 607;



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2017 Grupo Beneficente José Nunes Feller.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram