top of page

O QUE É O ESPIRITISMO?


O espiritismo é uma doutrina baseada na aliança da ciência, da filosofia e da religião. Não se trata apenas de afirmar a existência de vida após a morte e da reencarnação, como também de nos esclarecer o porque passamos por provas e a necessidade de praticarmos os ensinamentos de Jesus para evoluir moralmente e alcançar mundos felizes.

Se originou na França no século XIX, após o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, ter sido convidado para assistir a manifestação das mesas girantes. Como cientista e homem cético acreditava que esse “fenômeno” poderia estar ligado ao magnetismo humano.

Porém, como muitas das respostas emitidas através das pancadas nas mesas estavam fora dos conhecimentos das pessoas ali envolvidas, e como os móveis não poderiam se mover sozinhos, entendeu que certamente havia algum tipo de inteligência invisível atuando sobre os mesmos.

Seu entendimento se confirmou quando o ‘Espirito de Verdade’ se dirigiu a Kardec e afirmou que o mesmo tinha por missão desenvolver a codificação de uma nova doutrina.

Foi assim que se iniciaram os estudos que perduraram por 14 anos até que se concluíssem todas as 7 obras do espiritismo. Nesse período, Kardec elaborou perguntas e respostas ao espíritos que foram feitas através de diversos médiuns e em diversas partes da Europa e América, a fim de que pudesse ter a credibilidade necessária.

Além disso, todos os estudos e confirmações foram baseados nos ensinamentos de Jesus, descritos no Novo Testamento - Evangelhos de Marcos, Mateus, João e Lucas.

A nova doutrina nos esclarece que não existem fenômenos e mistérios entre o céu e a Terra e que tudo pode ser explicado e compreendido através da fé raciocinada.

Demonstra a existência de vida após a morte do corpo fisico e acredita na reencarnação como forma de o espirito se elevar. Esclarece as leis de causa e efeito mostrando que nossa condição atual e futura é o resultado de todo o bem ou mal que praticarmos e tem como lema - Fora da caridade não há salvação.

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Capitulo I, encontramos a seguinte definição: "O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza, como a fonte de uma multidão de fenômenos incompreendidos, até então atirados, por esta razão, ao domínio do fantástico e do maravilhoso.”


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page