VOCÊ CONHECE A REVISTA ESPÍRITA?



“Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.” Allan Kardec


Todos já ouvimos falar das 5 obras básicas do espiritismo, publicadas por Allan Kardec (O livro dos Espíritos, O livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese).

Porém, há uma obra de que pouco se fala, mas que possui uma riqueza e uma grande importância para o estudo espírita, se trata da “Revista Espírita”.

Fundada por Allan Kardec em 1858 teve publicações mensais até o ano de 1869, ano em que o codificador desencarnou. Essas publicações foram compiladas em livros por ano de edição, portanto, temos 12 obras à nossa disposição.

Nelas, Kardec reuniu todas as experiências, matérias, reportagens, correspondências recebidas de todas as partes, publicações de jornais da época contra e a favor do espiritismo e, com isso, pôde nos proporcionar verdadeiro laboratório no qual os interessados, podem se aprofundar em reflexão e ampliação do entendimento sobre a Doutrina Espírita.

São inúmeras histórias das quais se extrai valioso conhecimento e ponderações lúcidas e precisas do codificador.

Como exemplo, destacamos trecho da edição de dezembro de 1861, no qual encontramos considerações sobre a organização do espiritismo e que recomendamos a leitura em sua íntegra:

“1. Até o presente os Espíritas, embora muito numerosos, estiveram disseminados em todos os países, e não está aí um dos caracteres menos salientes da Doutrina; como uma semente levada pelos ventos, tomou raízes em todos os pontos do globo, prova evidente de que a sua propagação não é o efeito de uma sociedade nem de um efeito local e pessoal. Os adeptos, de início isolados, estão muito surpresos, hoje, em se encontrarem em grande número; e como a semelhança das ideias inspira o desejo de aproximação, eles procuram se reunir e fundar Sociedades; também, de todas as partes, nos pedem instruções a esse respeito, manifestando-nos o desejo de se unir à Sociedade central de Paris. É chegado, pois, o momento de se ocupar do que se pode chamar a organização do Espiritismo. O Livro dos Médiuns (2-edição) contém, sobre a formação das Sociedades espíritas, observações importantes às quais remetemos os interessados, rogando-lhes meditar com cuidado. A experiência vem, cada dia, confirmar-lhe a justeza que lembraremos sucintamente, acrescentando-lhe instruções mais circunstanciadas. (…)”.

Entre esse, diversos outros assuntos são abordados se revestindo a Revista Espírita em fonte inesgotável de conhecimento.

Vale a pena sua leitura, por isso, deixamos aqui um link no qual as revistas podem ser acessadas, além das demais obras da codificação: https://www.kardecpedia.com/ ou http://www.portalkardec.com.br/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2017 Grupo Beneficente José Nunes Feller.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram