top of page

O QUE É O VÉU DO ESQUECIMENTO?


O espiritismo comprova a existência da reencarnação, ou seja, que nascemos, morremos e renascemos diversas vezes, em um novo corpo, porém com os mesmos conhecimentos e experiências de vidas passadas.

E se é assim, por que não nos lembramos de quem fomos ou o que fizemos? A resposta está no chamado “véu do esquecimento”, que pode ser entendido como a perda, temporária, da memória de vidas passadas.

O véu do esquecimento só ocorre enquanto estamos encarnados, quando desencarnamos todas as nossas memórias retornam. Há também espíritos mais evoluídos que não passam completamente por esse véu.

Platão, um dos grandes discípulos de Sócrates e filósofo grego, já mencionava sobre o esquecimento do passado, afirmando haver uma barreira na memória do ser humano.[if !supportFootnotes][1][endif]

E qual seria a finalidade desse esquecimento?

Segundo O Livro dos Espíritos, publicado por Allan Kardec esse esquecimento acontece, pois, se soubéssemos quem fomos ou o que fizemos, certamente essa lembrança interferiria nas atitudes que devemos tomar na vida presente, ou seja, em nossas provas e em nosso livre arbítrio.[if !supportFootnotes][2][endif] Por isso, Deus em sua infinita sabedoria e bondade, nos faz esquecer.

Imagine aquele que cometeu um ato grave contra alguém numa vida passada e hoje se vê na prova de conviver muito de perto com esse alguém. Se soubessem de seu passado, certamente o ofendido não aceitaria a convivência e não haveria a possibilidade desses irmãos se reconciliarem. Com o véu do esquecimento, embora possa haver a sensação, intuição desse mal anteriormente cometido, como não sabem do quê se trata esses irmãos se esforçarão para conviver da melhor forma, vencendo a prova da reconciliação e do perdão.

O Evangelho Segundo o Espiritismo também nos esclarece a respeito. Afirma que a lembrança do passado nos traria inúmeros inconvenientes, perturbando nossas relações sociais.[if !supportFootnotes][3][endif]

Assim, devemos entender que esquecer de nossas vidas passadas é um presente que nos é dado por Deus para que, na vida presente, possamos aproveitar todas as oportunidades, a partir de um novo ponto de partida. Porém, é importante observar que, embora não tenhamos a lembrança de tudo o que fomos ou fizemos, sempre temos a voz de nossa consciência e nossos instintos a nos darem algumas indicações.

[if !supportFootnotes]

[if !supportFootnotes][1][endif] A República, Platão, Capítulo X, 615 a-e - 621 a-d

[if !supportFootnotes][2][endif] O Livro dos Espíritos, Parte segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos, Capítulo VII - Da volta do Espírito à vida corporal, Esquecimento do passado, perguntas 392 a 399

[if !supportFootnotes][3][endif] O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo V - Bem Aventurados os Aflitos, Esquecimento do Passado


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page