top of page

DEFICIÊNCIA MENTAL - COMO FICA O ESPÍRITO?


A deficiência mental é uma condição de longo prazo que impede a pessoa, diante de barreiras e desafios cotidianos, de participar plenamente na sociedade em igualdade de condições com as outras pessoas.[if !supportFootnotes][1][endif] Resulta em diferentes graus de limitação na comunicação, cuidados pessoais, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, domésticas e sociais, lazer, trabalho, etc.[if !supportFootnotes][2][endif]

Mas será que reencarnando nessa condição, o Espírito também tem sua inteligência diminuída?

A inteligência é uma faculdade do Espírito, e não do corpo físico, não sendo afetada apenas porque a parte do corpo que lhe corresponde - o cérebro - se encontra incapacitado de manifestá-la.

Muitas vezes o Espírito encarnado na deficiência mental é muito mais inteligente do que podemos supor. Nascem nessa condição por uma causa e efeito vinda de um passado, mas que é temporária na eternidade do Espírito.

Embora sem poder muitas vezes manifestar qualquer avanço, o Espírito continua capaz de aprender o que o meio lhe oferece: as pessoas da família, os colegas de escola, médicos e profissionais da saúde, as pessoas dos lugares que frequenta, etc.

Tudo é observado e processado pelo Espírito, que mesmo preso num corpo físico insuficiente, tem toda a capacidade para receber e discernir o bem do mal, o amor do desamor.

Por isso, é muito importante a todos nós respeitarmos essa condição nas pessoas com deficiência mental, oferecendo tudo o que podemos de afeto e compreensão.

[if !supportFootnotes]

[endif]

[if !supportFootnotes][1][endif] Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-mental.htm[endif][2][if !supportFootnotes]

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page