top of page

POR QUE DESVIAMOS DE NOSSAS PROVAS?



Normalmente chamadas de “problemas”, as provas são situações que temos que passar, a fim de corrigirmos as faltas cometidas em um passado, seja nesta ou em outras reencarnações.

É uma consequência da lei de causa e efeito, ação e reação criada por Deus e tem por objetivo fazer com que o espírito evolua.

Quando desencarnamos, tomamos conhecimento de tudo o que plantamos de bom e de ruim em nossas encarnações anteriores. Na intenção de repararmos essas faltas ou de buscarmos acelerar nosso processo evolutivo, dependendo do nosso grau de evolução e merecimento, temos a possibilidade de escolher as provas que iremos passar em nossa próxima encarnação, ou seja, muitas das provas que passamos foram planejadas enquanto ainda estávamos no plano espiritual.

E ao contrário do que possa parecer, “O Livro dos Espíritos” nos esclarece que, quando permitido, escolhemos as provas mais adequadas para resgatar nossas faltas e não as mais fáceis.[1] Isto porque, estando em espírito não temos a influência das ideias materiais de que a prova é uma pena, uma punição.

Ocorre que, embora a escolha da prova possa ter sido nossa, não podemos prever todas as situações que nos acontecerão quando reencarnamos.

Sujeitos ao véu do esquecimento e às diversas situações que podem nos influenciar, tais como prazeres materiais, a família, um emprego, etc., deixamo-nos levar e desviamos das provas escolhidas no plano espiritual. Consequentemente, desviamos de nossos caminhos e processos missionários, acabando por “falhar” novamente, criando novas provas.

Como evitar esses desvios? Através do estudo e compreensão das leis de Deus e dos ensinamentos deixados por Jesus. Com esse entendimento, ainda que situações cheguem para nos desviar, temos a condição de perceber e, com isso, retomamos nosso rumo e cumprimos com aquilo que planejamos na erraticidade.


[1] O Livro dos Espíritos, Livro II, Capítulo VI, Escolha das Provas, pergunta 266

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page