top of page

CHÁCARA TRIÂNGULO


A Chácara Triângulo, também conhecida como Mansão do Amor, Culto do Amor Cristão, Recanto da Prece e Casa do Caminho, é um local de amor, caridade e paz que busca sempre desenvolver o trabalho e os ensinamentos da obra cristã. Fica localizada em Sacramento, Minas Gerais, é um conglomerado de edificações, obedecendo ao padrão da simplicidade, sendo fonte de luz, fé e esperança.


A história da chácara teve seu início marcado pelos os avós de Eurípedes Barsanulfo, na construção de um chalé e posteriormente de uma pequena casinha. Segundo se sabe o primeiro morador foi o senhor Teodulfo, seguido pelo senhor Atemir. Nesse local Eurípedes guardava o seu cavalo e levava seus alunos para as aulas práticas de botânica e astronomia. Eurípedes Barsanulfo passou muitos anos se dedicando ao próximo e ao bem comum, o que não poderia ser diferente, tendo em vista a grandeza espiritual desse médium que se tornou o precursor da pedagogia espírita no Brasil.


Falecendo o senhor Hermógenes Ernesto de Araújo, também conhecido como Mogico, pai de Eurípides, sua sucessão aberta e seus bens desceram aos herdeiros, filhos, entres eles encontra-se Sinhazinha, casada com Ataliba, que adquire dos demais cunhados suas quotas partes no imóvel, tornando-se o único proprietário da chácara. Posteriormente a chácara tornou-se residência das filhas Heigorina Cunha e Neonir Cunha, a Nizinha, que se mudaram para o imóvel em 1927.


Por sua vez Ataliba, homem sério e honesto, com excelente folha de serviço no bem, em mérito de seus incansáveis serviços, recebe o título de Major. E resolve acrescentar cômodos e quartos à chácara, para receber os amigos, parentes e caravaneiros que há mais de 100 anos buscam visitar e conhecer a história da Chácara Triângulo e do espiritismo em Sacramento.


Eurípedes Barsanulfo transforma seu quarto em oratório na antiga Casa Mogico de seu pai, e ali tem o objetivo de orar todos os dias pela manhã em favor dos doentes. A Casa Mogico foi vendida e no período de demolição, Heigorina consegue autorização do proprietário para comprar o quarto de Eurípedes, no qual o vendedor lhe entregou as telhas, os tijolos e inclusive o alicerce do quartinho. Heigorina Cunha, reconstrói o quartinho de Eurípedes idêntico em sua chácara, na mesma medida e posição, e ali deu continuidade à obra de Eurípedes.


Das edificações destaca-se também o Centro Espírita Casa do Caminho, sendo realizado ali o “Culto das 9h00”, iniciado no quarto de Eurípedes e posteriormente com seu crescimento, passou a ser realizado no centro espírita. O “Culto das 9h00” acontece pontualmente todos os dias, desde 1904.


O Município de Sacramento publicou no Jornal Oficial da cidade o Decreto Nº 58 de 12 de Março de 2007, que tomba a Chácara Triângulo como patrimônio histórico, cultural e religioso. Dessa forma o Município reconhece o trabalho do Professor Eurípedes Barsanulfo e o valor espiritual da Chácara Triângulo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page