top of page

JAN HUSS (JOÃO HUSS)



Nasceu no ano de 1369 em Hussinecz, Boêmia, atual República Tcheca. Filho de camponeses começou a trabalhar desde muito pequeno, prestando serviços à igreja.

Se formou em Teologia no ano de 1394 e, depois de dois anos, em Artes e Filosofia pela Universidade de Praga. Em 1400 se ordenou sacerdote, passando a ocupar o cargo de reitor da Universidade, momento em que teve a oportunidade de conhecer as ideias reformadoras que já se iniciavam nessa época.

No ano de 1402 se tornou pregador da igreja de Belém e não aceitando a autoridade do clero e dos papas, começou uma luta contra a política e a corrupção que existia dentro das igrejas.

Pregava que a maior autoridade pertencia ao Cristo e que o Evangelho seria a única lei a ser seguida. Assim, abriu caminho para que um número maior de pessoas pudessem ser alfabetizadas e com isso ter acesso à bíblia, que antes era restrita aos padres.

Outra prática combatida por Huss foi a riqueza ostentada pela igreja. Segundo ele, a exemplo do Cristo, a igreja deveria se preocupar mais com as questões da fé do que com os bens materiais.

Esse posicionamento gerou grande confusão com os papas que não concordaram com seus ideais e o excomungaram das igrejas, sendo obrigado a deixar Praga.

Nesse período de afastamento Jan Huss escreveu o livro De Ecclesia.

Após algum tempo foi convocado para comparecer ao Concílio de Constança onde os presentes na reunião pediram para que ele renunciasse às suas ideias e opiniões. Huss não aceitou e acabou sendo preso e condenado à pena de morte por heresia.

Jan Huss foi queimado na fogueira no dia 06 de julho de 1415, em Constança.

Durante sua vida sempre defendeu que a religião não deve punir ou julgar quem é devedor ou não, mas sim deve libertar através das leis de Deus e dos ensinamentos de Jesus.

Allan Kardec tinha um grande carinho por Huss, pela sua luta contra a hipocrisia diante da religião e sempre dizia que ele tinha sido um “filósofo do espiritismo”.

Hoje sabemos que Jan Huss foi uma das reencarnações de Allan Kardec, que mais tarde retornaria como Francisco Cândido Xavier.


Tags: Jan Huss João Huss Sacerdote Reformador DeEcclesia Fé Evangelho Jesus

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page