top of page

ESPÍRITO, PERISPÍRITO E MATÉRIA



Os três elementos essenciais que formam o homem são o espírito, o perispírito e a matéria. Dessa forma a união da alma com o perispírito mais o corpo material formam o homem, sendo que a alma e o perispírito separados do corpo constituem o espírito.


O espírito é o princípio inteligente que habita o universo de forma encarnada ou desencarnada, nele residem as sensações de amor, felicidade, sofrimento, tristeza, pensamento, enfim, todos os sentimentos. Os espíritos são seres inteligentes criados por Deus, tiveram um princípio, porém não terão fim, pois são seres imortais. Os espíritos são incorpóreos, indivisíveis, não possuem uma forma definida para nós, o espírito não tem sexo, a matéria não constitui um obstáculo para o espírito, no qual podem se movimentar com a rapidez do pensamento ou mais devagar observando o caminho percorrido.


Os espíritos têm um papel determinado e útil dentro da criação e a função que exercem é de acordo com a sua capacidade; as funções vão desde a simples animação da matéria até o executar das ordens de Deus para manutenção da harmonia universal.


O espírito encarna quando se une a matéria, formado um corpo para nascer num mundo material, sendo que o espírito pode encarnar neste ou em outros mundos que correspondem ao seu grau de evolução.


Exercendo seu papel no Universo, os espíritos evoluem, isto é, desenvolvem e aprimoram suas faculdades; e, quanto mais evoluem, mais usufruem de suas faculdades. A condição, situação e possibilidades do espírito dependem sempre de seu estado evolutivo, variando conforme o seu grau de progresso, e o objetivo final de todo espírito é alcançar a perfeição.


Espírito errante é aquele que se encontra no plano espiritual, aguardando nova encarnação num mundo corpóreo, ao qual ainda está ligado. Erraticidade é o estado do espírito nesse intervalo entre duas encarnações.


Já o perispírito é o laço que prende o corpo ao Espírito. É uma espécie de envoltório semimaterial, sendo um instrumento a serviço do espírito e permite transmitir todas as sensações. O perispírito tem sua origem no fluído universal, sua função principal é ligar o espírito à matéria e irá servir como uma ferramenta para agir.


O perispírito acompanha sempre o espírito; em todas as etapas de sua evolução. Mas vai se tornando mais puro, à medida que o espírito se eleva. É pelo perispírito que os espíritos se identificam e reconhecem uns aos outros, no plano espiritual.


O corpo ou ser material é o laço que prende o espírito, é o instrumento que ao mesmo tempo, exerce sua ação. O corpo é um precioso recurso que Deus concede ao espírito reencarnante para aquisição de novas experiências na terra. Dessa forma é importante preservar o corpo, ter responsabilidade, cuidar da saúde, do equilíbrio físico, do bem-estar orgânico, mental e espiritual.



Fonte: Livros dos espíritos por Allan Kardec

Apostila: Espírito, períspirito e matéria

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page