top of page

ESCOLA EURÍPEDES BARSANULFO

Uma continuidade do colégio Allan Kardec permanece até os dias de hoje em Sacramento – MG. É a Escola Eurípedes Barsanulfo de educação infantil, cujo prédio foi inaugurado em 1975 por seus ex-alunos Corina Novelino e Dr. Tomás Novelino. Sua atual coordenadora pedagógica é Alzira Bessa França Amui, sobrinha neta de Eurípedes Barsanulfo, que continua fiel ao objetivo de dar continuidade ao programa educacional desenvolvido no Colégio Allan Kardec tendo em mente que ensinar e aprender caminham juntos.

A missão da escola é educar a criança de forma que ela receba os estímulos necessários para construir sua aprendizagem, que aos poucos, se transformará em um novo saber.

Na parte da manhã a escola desenvolve o ensino regular e no período da tarde são realizadas oficinas com o projeto “Florescer”, que tem o objetivo de trabalhar o florescer de ideias e sentimentos, para desenvolver as habilidades dos alunos e sanar dificuldades com aulas de educação física, música, teatro, jardinagem, gastronomia, artesanato etc. Outro projeto desenvolvido pela Escola Eurípedes Barsanulfo é o “Bases da Educação”, que tem o objetivo de envolver as famílias nas atividades da escola e na evolução da educação e aprendizado dos alunos.

Recentemente as crianças da Escola Eurípedes Barsanulfo desenvolveram o álbum “Canto e Aprendo” com músicas que contém valiosas lições pedagógicas, encantando em amor e sabedoria. As faixas musicais são: Cinco dedinhos; Contando; Já sei somar; Crescer e florescer; Lições da natureza; Gratidão; Canto, brinco, aprendo; Flores de Jesus; Brasil florido e Luzes do Natal.

O diferencial da escola envolve uma metodologia específica que é orientada pela equipe espiritual do Professor Eurípedes Barsanulfo. Geralmente são realizadas duas reuniões espíritas que são específicas para orientações, desenhos, textos e gerar diversos conteúdos para a escola. A maioria dos textos trabalhados com as crianças são mediúnicos.

A escola utiliza como ferramenta educacional a metodologia Pestalozzi que tem como objetivo respeitar o limite do próximo como um ser individual. Os dois pilares fundamentados de estudo são a natureza e a arte, sendo que o objetivo da escola é trabalhar o pensamento e o sentimento de amor e gratidão da criança e atender às suas necessidades individuais. A instituição visa ver a criança como espírito, independente de ser espírita, pois não se trata de um escola espírita e sim uma escola do espírito, que atende a todos independente da religião. Alguns professores foram educados dentro da metodologia da evangelização do espírito na Escola Eurípedes Barsanulfo e atualmente atuam na área da educação como docentes.

Em Junho de 2019 completará 30 anos da implantação da metodologia de evangelização do espírito. É um trabalho que está em constante evolução e trabalha a mudança íntima de cada ser.


Fonte: Visita realizada no dia 15.03.2019 na Escola Eurípedes Barsanulfo


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page