top of page

FABIANO DE CRISTO


João Barbosa, mais conhecido como Fabiano de Cristo foi frei e enfermeiro. Esteve sempre disposto a auxiliar e prestar socorro a quem viesse lhe pedir.

Nasceu no dia 08 de fevereiro de 1676, em uma família humilde, na extinta Soengas, Portugal. Em sua infância trabalhou com seu pai como pastor de ovelhas. Aprendeu desde pequeno a valorizar a simplicidade e a natureza, demonstrando desde a infância aptidão para auxiliar as pessoas ao seu redor. Por sua família não ter condições de pagar os estudos, João foi alfabetizado pelos padres da igreja em que frequentava.

Na adolescência João decidiu sair de seu país para procurar melhores condições de trabalho. Viajou para o Brasil, onde trabalhou um tempo no Rio de Janeiro e depois em Minas Gerais. Acabou voltando para o Rio de Janeiro, se estabelecendo em Paraty, onde abriu seu próprio comércio.

Em 1704 já havia alcançado uma vida financeira próspera e, com seu dinheiro, criava meios para colaborar e auxiliar quem precisasse. Depois do desencarne de um amigo, João entrou em um grande questionamento sobre a real importância dos bens materiais, concluiu que esses bens não significavam nada.

Certa noite encontrou um senhor caído na rua e correu a auxiliá-lo, levando-o para uma hospedaria. Esse mesmo senhor, conversando como se o conhecesse há muito tempo, diz a ele sobre sua missão na caridade, e que deve se dedicar no bem assim como já havia feito em suas outras reencarnações. Após a conversa este senhor desapareceu.

Depois desse encontro João vai para casa, mas passa a noite sem dormir. Ao clarear do dia pega no sono e tem um sonho com Francisco de Assis, que lhe diz que deve se aplicar nos ensinamentos de Jesus e ter sempre como base o amor ao próximo e a caridade. Ao acordar sentiu-se renovado e com uma paz interior imensa, então decide dividir sua riqueza, uma parte para sua família em Portugal, outra parte para obras de caridade e outra para famílias e pessoas que necessitavam, ingressando no mosteiro São Bernardino de Sena, onde mudou seu nome para Fabiano de Cristo. Depois de um ano foi enviado para o Convento de Santo Antônio, na capital do Rio de Janeiro.

Lá, iniciou suas atividades como o porteiro, sempre recepcionando e recebendo a todos com muito amor e respeito. No ano de 1708 assume o cargo de enfermeiro, tratando e cuidando de todos que ali que precisassem de amparo. Além do tratamento para o corpo, realizava também o tratamento espiritual, utilizando-se de água fluidificada e passes aplicados nos doentes.

Após muitos anos acabou desenvolvendo Erisipela crônica nas pernas, o que dificultou sua movimentação. Mesmo assim continuou com o trabalho na enfermaria, até precisar se afastar por causa de sua enfermidade. Antes de seu desencarne abraçou e beijou a quem ali estava presente, encorajando e dando esperança a quem necessitava.

João Barbosa (Fabiano de Cristo) desencarnou no dia 17 de outubro de 1747, aos 70 anos de idade. Em toda sua vida sempre teve como base os ensinamentos de Jesus, praticando o amor e a caridade acima de tudo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page