LIDANDO COM A ANSIEDADE
Quantas vezes você quis chegar logo nos seus objetivos? Ou quantas vezes você quis que terminasse logo uma situação de sofrimento ou ficou com medo de que ela viesse a acontecer?
É inegável que a ciência tem estudado a ansiedade, seus efeitos no corpo e a eficácia de diversos tratamentos. Mas também é inegável que conhecer qual a sua relação com o Espírito facilita muito lidar com a situação.
A ansiedade pode ser definida como um estado emocional de angústia gerada por um desejo intenso ou pela expectativa de um futuro. Em outras palavras, é a inquietação por algo que ainda não aconteceu.
Além de todo o desconforto gerado na mente e no corpo, no estado de ansiedade o momento presente acaba passando despercebido, justamente o momento de ação, de trabalhar para as mudanças que se busca.
Mas com apoio na fé raciocinada, nas lições de Jesus e nos esclarecimentos do Espiritismo é possível lidar com essa situação.
Ter a certeza de que Deus é a verdade nos ajuda a compreender que as coisas não acontecem quando desejamos, mas no momento certo.
Da mesma forma, todo efeito tem uma causa e as situações de sofrimento são a consequência de abusos ou excessos que praticamos nesta ou em outra encarnação, mas que nem por isso deixam de ser importantes, pois permitem aprender com a experiência. São sempre temporárias: não há tempestade que não se acabe.[1]
Com essa compreensão é possível aliviar o peso da ansiedade, dar a devida atenção ao momento presente e se dedicar às responsabilidades de cada dia, na certeza de que a leveza do amanhã depende da segurança que construirmos hoje.
Por isso Jesus já recomendava no Sermão da Montanha para não nos inquietarmos pelo dia de amanhã, porque a cada dia basta a sua própria prova[2], sendo essa prova que nos leva ao aperfeiçoamento e fortalecimento.
[1] Frase de José Nunes Feller.
[2] Mateus, capítulo 6, versículo 34.