top of page

POR QUE É NECESSÁRIO VIVER EM GRUPO?



Ninguém vive sozinho. Aristóteles1 já dizia que o homem é um animal político e o Espiritismo veio mais tarde explicar que o ser humano tem o instinto animal, mas também tem o sopro da inteligência, com a qual é capaz de aprender e se aperfeiçoar, o que só é possível quando se vive em grupo.

Viver em grupo é tão importante que Jesus veio até nós para ensinar e principalmente exemplificar as leis da natureza, que são leis de convivência. A principal delas é a lei de amor ao próximo.

No grupo, cada um tem uma função e todas as funções são igualmente importantes. A cada reencarnação, os papéis mudam e as funções são trocadas para que todos aprendam a estar no lugar do outro.

Uns estão temporariamente na função de coordenar pessoas: o professor na sala de aula; pai e mãe com relação aos filhos; os governadores com relação aos cidadãos; o empregador relativamente aos empregados. Outros estão temporariamente na função de colaborarem conforme as orientações do coordenador.

Independentemente da função, os que sabem mais servem de referência para aqueles que estão aprendendo. Os que ainda estão aprendendo são os testes de paciência daqueles que já sabem.

Para um grupo dar certo, cada um, enquanto estiver no grupo, precisa fazer sua função o melhor que puder, respeitar a função dos outros e ter paciência quando os outros tropeçarem.

As situações de desequilíbrio são temporárias e sempre podemos colaborar para que o grupo se equilibre novamente.

Para isso, é importante estar sempre presente e não fugir da responsabilidade, porque a presença e a função de cada um é muito importante para que todos sejam beneficiados com as lições e aprendizados que o grupo pode proporcionar.


______________________________________

1 Filósofo grego e aluno de Platão. Viveu antes de Jesus Cristo por volta de 384 a 322 a.C.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page