top of page

MELANCOLIA, COMO EXPLICAR ESSA SENSAÇÃO?


Às vezes uma tristeza se apodera de nosso coração, como se sentíssemos muitas saudades ou falta de algo que não conseguimos definir o que é.

Podemos dar a essa sensação o nome de melancolia, que se difere da depressão por ser um estado momentâneo.

E porque temos essa sensação? O espiritismo nos traz algumas explicações.

Ao reencarnar muitas vezes deixamos no plano espiritual irmãos que nos são muito queridos, pertencentes à nossa família espiritual, e que não estarão conosco em nossos processos missionários aqui na Terra.

Embora tenhamos pessoas de quem gostamos ao nosso redor, a ausência dessa família que ficou no plano espiritual gera uma saudade imensa, ocasionando o estado de melancolia.

Outras vezes essa sensação está ligada à falsa ideia de felicidade que possuímos. Ela ocorre mesmo quando tudo ao nosso redor está bem.[1]

Sabemos que a felicidade na Terra não é plena, vez que temos que passar por diversas provas e colheitas de vidas passadas.

Assim, embora tudo ao nosso redor esteja perfeito, sentimos no nosso íntimo aquele desejo de sermos completamente felizes e inconscientemente nos entristecemos.

Qual o remédio para combater essa tristeza? Agir no bem.

Quando proporcionamos o bem ao próximo nosso coração se enche de alegria e esquecemos todos os momentos difíceis que passamos.

Observando a dificuldade do próximo, conseguimos compreender que não estamos sozinhos nesse mundo de provas e expiações, e nossas provas se tornam pequenas.

Chico Xavier disse certa vez: “Quando a tristeza me ameaçava, Emmanuel me recomendava deixar o que estava fazendo e ia a periferia, efetuando demorada visita aos lares, em situação de penúria. Depois de conversar com aqueles irmãos sofridos eu voltava para casa com vergonha de mim mesmo…”

[1] O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V - Bem-Aventurados os Aflitos, Instruções dos Espíritos – A Melancolia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page