top of page

JÁ OUVIU FALAR DO CULTO DO EVANGELHO DAS NOVE HORAS?

Há mais de 114 anos, o Culto do Evangelho é realizado diariamente às 09h00 da manhã na cidade de Sacramento – Minas Gerais.

O benfeitor Eurípedes Barsanulfo foi quem deu início a essa tarefa no ano de 1904, em seu próprio quarto. Fazia ele todos os dias no mesmo horário a leitura e o estudo dos exemplos morais de Jesus com a interpretação do Evangelho Segundo o Espiritismo, finalizando essa tarefa com uma prece.

Dona Meca, sua mãe, foi a segunda pessoa a participar. Aos poucos a família foi se achegando, os irmãos, tios, até mesmo o pai de Eurípedes que era católico fervoroso até se permitir conhecer e compreender o Espiritismo.

Não pense que essa reunião ficou restrita aos familiares, logo se reuniram também os alunos do colégio Allan Kardec, fundado pelo próprio Eurípedes nessa cidade, os pais de alunos, até finalmente ser aberto ao público.

Após cada Culto do Evangelho, além das vibrações de luz e profunda conexão com a espiritualidade, todos recebiam a água fluidificada. De geração em geração, através da própria família, esse encontro é realizado sem nenhuma falta até os dias atuais!

Quando Eurípedes faleceu, em 1918, sua mãe, Dona Meca, continuou a realizá-lo em sua casa, presenteando a todos com uma folha de malva, um bolo de fubá e um café numa união fraterna.

Com o desencarne de Dona Meca, em 1952, a irmã de Eurípedes chamada Eurídice, mais conhecida como Sinhazinha, e seu esposo, Ataliba, que sempre estiveram ao lado de Eurípedes nos trabalhos, continuaram a sua obra. Assumiram o culto e passaram a realizá-lo na Chácara Triângulo também em Sacramento.

Com o desencarne de Sinhazinha, em 1961, o culto continuou com seu esposo até 1971, quando se deu o seu desencarne. Desta data em diante ele ficou sob a responsabilidade das filhas do casal, sobrinhas netas do benfeitor, Heigorina, Neoni (Nizinha) e Ionete.

No ano de 1964 parte do casarão onde residiu Eurípedes Barsanulfo foi desapropriada pelo poder público, para ser construído o prédio dos Correios de Sacramento. Antes da demolição, Heigorina, com suas economias, comprou o que tinha sido o quarto de seu tio e, tijolo por tijolo, assoalho, porta, janela transferiu tudo para a Chácara, onde foi reconstruído na mesma posição e com as mesmas características, terminando a obra no dia 12/07/1964.

Como a participação do público continuava sempre crescendo, percebeu-se que o Culto do Evangelho não deveria ser realizado mais na sala da casa onde residiam. E, sob orientação do médium Chico Xavier, ele foi transferido de local. Segundo Chico: “O culto agora é universal, leve-o para o Quartinho de Eurípedes.”

Com o passar do tempo e a chegada das caravanas, o Quartinho de Eurípedes também tornou-se um local pequeno para receber com conforto todos que ali chegavam e, então, foi construído um salão em anexo para melhor acomodar as pessoas que desejavam participar dessa reunião.

Em 11/08/2013, Heigorina retornou à pátria espiritual e sua irmã Nizinha assumiu a direção do Culto. Todos que ali visitam logo são envolvidos pelas fortes vibrações de amor. Mesmo a distância, participe você também! Abra diariamente uma página do Evangelho, faça a leitura, doe e receba a luz da prece sincera e dos ensinamentos de Jesus.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page