top of page

SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como Francisco de Assis foi um benfeitor italiano que dedicou sua vida para a divulgação dos ensinamentos de Jesus e a prática da caridade com todos ao seu redor.

Nasceu no dia 5 de julho de 1182, na cidade de Assis, na Itália. Era filho do rico comerciante de tecidos Pietro Bernardone Maricone e Pica Bernadone Maricone. Foi alfabetizado na escola Episcopal, onde aprendeu a ler, escrever e teve suas primeiras noções matemáticas.

Quando jovem, Francisco era materialista e ostentava a riqueza de seus pais. Nessa época, iniciou uma guerra entre duas cidades italianas chamadas Assis e Perugia. Francisco, que contava com 20 anos, decidiu ingressar na guerra com o objetivo de conquistar fama e títulos.

Em uma das batalhas foi feito prisioneiro, na cidade de Perugia, passando diversos meses dentro de uma cela. Logo após sua libertação Francisco decide mudar suas atitudes, se desprende das coisas materiais, vende e doa todos os seus bens e passa se dedicar ao amparo ao próximo.

A partir daquele dia, Francisco de Assis começa a viajar por diversas cidades da Itália, divulgando os ensinamentos de Jesus através de pregações e da prática da caridade. Nessas viagens algumas pessoas decidem segui-lo praticando seus exemplos.

Por volta de 1210, o grupo de Francisco tinha doze membros, todos vivendo na pobreza, em oração e praticando a caridade. Nascia, assim, a Ordem Segunda dos Franciscanos.

Em 1224 Francisco de Assis adoece, mas mesmo assim se dedica até os últimos minutos de sua vida à tarefa de amor que havia iniciado. Francisco de Assis desencarnou no dia 3 de outubro de 1226 em sua cidade natal, Assis. Deixou para todos os seus exemplos de humildade, de amor ao próximo e de renúncia de si mesmo, em benefício da divulgação dos ensinamentos de Jesus.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page