top of page

JOÃO BATISTA



João Batista foi primo de Jesus e responsável por lhe preparar para suas futuras pregações.

João Batista nasceu em Ein Kerem, na Judéia, ano 2 a.C. Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria (Mãe de Jesus). Desde pequeno ia junto com Jesus aos templos judaicos para estudarem as leis de Moisés.

Ainda jovem ficou órfão de pai e mãe decidindo, então, fazer uma peregrinação pelo deserto, onde conheceu os Essênios¹.

Permaneceu algum tempo com aquele grupo para aprender seus costumes e suas formas de interpretar as leis de Deus. Após alguns anos, João Batista decidiu formar seu próprio grupo para a divulgação e a prática das leis de Deus no deserto da Judéia.

Certa vez, enquanto fazia batismos no rio Jordão, seu primo Jesus apareceu e lhe pediu para que o batizasse. A partir deste momento Jesus começou suas pregações na Galileia.

Ficou conhecido como João Batista pelo fato de fazer muitos batismos no Rio Jordão.

Em uma das suas pregações, João Batista foi preso a mando do governador Herodes e logo após decapitado no ano 27 d.C, ficando conhecido pela eternidade por seus exemplos de dedicação e amor na divulgação das leis de Deus.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vocabulário

¹ Os Essênios - Grupo fundado por volta do ano 150 antes de Jesus Cristo, cujos os membros, habitando uma espécie de mosteiro, formavam entre si uma associação moral e religiosa. Distinguiam-se pelos costumes brandos e por austeras virtudes, ensinavam o amor a Deus e ao próximo, a imortalidade da alma e acreditavam na ressurreição. Viviam em celibato, condenavam a escravidão e a guerra, punham em comunhão os seus bens e se entregavam à agricultura.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page