SÓCRATES
Sócrates é considerado um dos filósofos mais importantes de todos os tempos. Ensinava a todos os que lhe procuravam sem pedir nada em troca. Foi ele quem deu início ao que conhecemos hoje como filosofia (o amor ao saber).
Filho de Sofronisco e Fainarete, nasceu entre 469 e 470 a.C em Atenas. Trabalhou durante algum tempo como escultor, profissão que aprendeu com seu pai, e logo após serviu ao exército.
Por volta dos 38 anos, começou a ensinar e dialogar com as pessoas que queriam saber sobre a verdade e o bem, tendo um grande aluno e amigo que sempre esteve junto dele: Platão.
Sócrates já acreditava na imortalidade da alma, na existência da vida futura e na comunicação com o mundo espiritual, princípios que hoje são a base do espiritismo.
Por conta de instruir as pessoas a terem fé raciocinada, a moral do bem e incentivá-las à própria mudança, foi acusado de corromper a juventude, sendo preso e condenado à morte.
Sócrates desencarnou em 399 a.C em Atenas. Depois de sua morte quem escreveu sobre sua vida e seus ensinamentos foi seu aluno Platão, pois Sócrates não deixou nada escrito.