top of page

PLATÃO



Platão é um dos filósofos de grande importância da Grécia antiga, já que escreveu livros cujas ideias permanecem atuais até os dias de hoje.

Seu nome verdadeiro era Arístocles, mas recebeu o apelido de Platão, pois tinha os ombros largos. Nasceu provavelmente no ano de 428 a.C. em Atenas, na Grécia antiga.

Platão, assim como o seu professor Sócrates, acreditava na reencarnação, no mundo espiritual, no amor ao próximo e na sabedoria.

Na juventude aprendeu escrita, música, pintura, poesia e ginástica. Sua família queria que participasse da política, porém Platão conheceu Sócrates e decidiu segui-lo, aprendendo, conhecendo, estudando e dedicando-se aos seus ensinamentos.

Quando Sócrates morreu, Platão resolveu ensinar o que havia aprendido, já que Sócrates não deixou nenhum livro ou anotações de seus ensinamentos.

Viajou para diversos lugares estudando geometria, astronomia e a matemática. Esses estudos deram-lhe a formação intelectual necessária para formular suas próprias teorias, conseguindo assim aprofundar os ensinamentos de Sócrates. Teve também um discípulo e amigo que se chamava Aristóteles que esteve ao seu lado até a morte.

Quando regressou a Atenas fundou uma escola filosófica que recebeu o nome de “Academia”, lugar onde se reuniam professores e alunos nos jardins de Acádemo[if !supportFootnotes][1][endif], para ensinar e aprenderem juntos. Escreveu livros como: “A República”, “O Banquete”, “Fédon”, entre muitos outros.

Em uma das viagens que fez à Sicília para expor suas ideias, foi detido e vendido como escravo. Platão só conseguiu ser libertado com a ajuda de seus amigos de Atenas. Ao voltar, passou a se dedicar aos estudos e às pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

Platão desencarnou no ano de 347 a.C.

[if !supportFootnotes]

[endif]

[if !supportFootnotes][1][endif] Acádemo foi um herói ateniense

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page