top of page

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI


Johann Heinrich Pestalozzi amparou a diversas crianças, lhes proporcionando ensino através de um método não competitivo, que respeitava o tempo de aprendizado de cada um. Depois de sua morte, várias pessoas seguiram seu método denominado “Pestalozzi”.

Nasceu no dia 12 de janeiro de 1746, em Zurique, Suíça. Aos quatro anos de idade ficou órfão de pai, passando por dificuldades financeiras juntamente com sua mãe e seus três irmãos.

No ano de 1769 casou-se e, em seguida, comprou um pedaço de terra, transformando a casa em Neuhof em uma escola, que acolhia crianças. A escola funcionou por onze anos, mas teve que ser fechada por falta de recursos.

Por conta de uma invasão francesa em 1798 muitas crianças ficaram desamparadas, sem família, comida ou abrigo. Pestalozzi reuniu muitas delas num convento abandonado, amparou-as como podia e começou a ensiná-las. Mas, em 1799, o lugar foi solicitado por um invasor francês para começar um hospital, e o “abrigo” foi fechado.

Sem desistir de seus propósitos, no mesmo ano fundou uma escola em Burgdorf, onde trabalhou até 1804. No ano seguinte mudou-se para Yverdon começando uma escola para crianças de diferentes classes sociais e de diferentes lugares. Foi professor de Allan Kardec com quem criou um grande laço de amizade. Porém por conta de diversas divergências entre os professores que davam aula na instituição, a escola foi fechada em 1825.

Pestalozzi focou seus ideais sobre educação em livros como O canto do cisne, As Horas Noturnas de um Ermitão, Leonardo e Gertrudes e Como Gertrudes ensina suas crianças. Neste último, explica sobre o seu método que consiste em ensinar desde o mais fácil até o mais complexo, progredindo gradualmente de acordo com o desenvolvimento da criança e, no qual, uma criança ensina a outra mediante o seu grau de entendimento.

Johann Heinrich Pestalozzi desencarnou aos seus 81 anos em 17 de fevereiro de 1827 em Brugg, Suíça.

Muitos seguiram os seus exemplos e seu método de ensino. Alguns de seus principais discípulos foram o codificador da doutrina espírita Allan Kardec, o professor Eurípedes Barsanulfo e Tomás Novelino. Todos criaram lugares de ensino gratuito.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page