top of page

JOSÉ GONÇALVES PEREIRA


José Gonçalves Pereira foi o fundador e dirigente da Casa Transitória Fabiano de Cristo e o criador do grupo "Os Mensageiros" que até hoje distribui gratuitamente mensagens psicografadas por Chico Xavier. Sempre amparou a todos que necessitavam de auxílio.


Nasceu no dia 14 de junho de 1906, em São José do Barreiro, São Paulo, filho de Horácio Gonçalves Pereira e Alvina Rodrigues Gonçalves Pereira.

Aos 21 anos casou-se com Luíza Miranda e começou a trabalhar como vendedor de uma empresa multinacional.

Seu contato com o espiritismo foi quando um amigo o levou na FEESP (Federação Espírita do Estado de São Paulo). Assim, passou a participar das reuniões e a integrar-se nas tarefas do grupo. Em 1949 foi nomeado como Diretor do Departamento de Assistência Social.


Durante todos os anos em que dirigiu este departamento, sempre prestou auxílio para sociedade. Toda a obra social era realizada na parte de trás da sede da Federação, porém, devido à necessidade de um espaço maior e mais adequado para as atividades da FEESP, foi construída em 1960 a Casa Transitória, na Marginal do Rio Tietê, em um terreno doado pelo governador Jânio Quadros.


O objetivo da casa era amparar as crianças e as gestantes carentes, oferecendo cursos de higiene e cuidados básicos com bebês, assistência médica e cursos profissionalizantes. Foram criadas também atividades como serviço social, distribuição de cestas básicas, escola de primeiro grau, lar dos idosos, creche, orientação maternal, confecção de enxovais para bebês, atendimento médico, farmácia alopática e homeopática, cursos para crianças e adultos com o objetivo de tirá-los das ruas e da ociosidade, entre outras atividades.

Em um encontro com Francisco Cândido Xavier, observou alguns jovens copiando em cadernos as mensagens que o médium psicografava, além de partes dos livros de Kardec. Faziam isso por conta de não terem dinheiro para comprar os livros. Para colaborar com todas essas pessoas, Gonçalves criou, em 18 de abril de 1953, o grupo "Os Mensageiros".

Em 25 de agosto de 1989, José Gonçalves Pereira desencarnou, deixando uma herança de amor que perdura até os dias de hoje.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page