O ESPIRITISMO RECONHECIDO PELO GOVERNO BRASILEIRO

Você sabia que o Brasil lançou o primeiro selo espírita do mundo? Veja na galeria de fotos.

Nas décadas de 50 e 60 a doutrina espírita, que foi codificada na França por Allan Kardec, tinha tamanha popularidade em nosso país que foi reconhecida por diversas entidades do governo brasileiro, como a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que lançou 4 selos relacionados ao espiritismo nesse período.

O primeiro foi publicado em 1957 homenageando o Centenário da Codificação do Espiritismo. Um fato curioso é que cerca de 3 meses antes de seu lançamento oficial, a revista O CRUZEIRO datada de 05/01/1957, publicou em primeira mão, tanto na edição portuguesa como na castelhana, o desenho prova do selo.

No ano de 1964 foi emitido o selo em comemoração ao centenário da primeira publicação do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Já em 1969 o correio nacional prestou homenagem ao centenário de falecimento de Kardec. Nesse mesmo ano também foi lançado o selo da Imprensa Espírita que homenageou o baiano Luís Olímpio Teles de Menezes - fundador do primeiro jornal espírita brasileiro, em 1869, na cidade de Salvador chamado "O Eco de Além-Túmulo”.

Após 35 anos, no ano de 2004, a logomarca internacionalmente utilizada nas comemorações do Bicentenário do nascimento de Allan Kardec foi representada na forma de selo. Nessa imagem à esquerda, e na parte inferior, encontramos as cores verde e amarelo, tendo sobreposta a assinatura de Allan Kardec. Elas simbolizam o Brasil, país onde o Espiritismo criou as mais profundas raízes.

No dia 2 de abril de 2010, comemorou-se o centenário de Chico Xavier, um grande representante do espiritismo no Brasil, e o Terceiro Congresso Espírita Brasileiro ocorrido nesse mesmo mês, foi aberto com o lançamento de um selo e de um cartão postal, ambos elaborados pelos Correios, além de uma medalha em homenagem a Chico Xavier, produzida pela Casa da Moeda do Brasil.

Esse selo teve a tiragem de 600 mil exemplares e contém uma imagem do médium psicografando, com os dizeres “Ama Sempre. E quando estiveres a ponto de descrer do amor, lembra-te do Cristo”. Já o Cartão Postal contém uma imagem de Chico Xavier escrevendo uma carta e, ao seu lado, as palavras Fé, Caridade, Amor, Espírito e Saber.

Outra curiosidade é que o selo de Chico Xavier foi vencedor, na categoria Voto Popular, da eleição Melhor Selo do Ano de 2010, concurso promovido pelos Correios desde 1978. A escolha do selo foi feita pelo público, por meio do voto em cédulas e pela página dos Correios na internet.

Quanto à medalha, na parte da frente aparece a imagem do médium mineiro e os dizeres: Chico Xavier centenário 1910-2010. No verso, a frase: “a árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos no tempo certo”.

O espiritismo também é cultura e faz parte da história do Brasil e do mundo!


Fonte: Correios do Brasil (http://www.brasil.gov.br/cultura/2011/11/selo-sobre-chico-xavier-venceu-eleicao-pelo-voto-popular)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2017 Grupo Beneficente José Nunes Feller.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram