top of page

Capítulo 16 – Não se pode servir a Deus e a Mamon


Jesus ensina que não se pode servir a Deus e a Mamon[i]. Se nos importarmos apenas com a satisfação dos nossos próprios interesses[ii], como seria possível enxergar as necessidades do outro e praticar a verdadeira caridade?


Os recursos necessários ao progresso da humanidade, isto é, os bens materiais, a profissão e habilidades, a posição social de influência, etc., são distribuídos pela Providência conforme nossos esforços e para aprendermos a utilizar com sabedoria em proveito de todos[iii], seja aliviando ou prevenindo o sofrimento do próximo, seja proporcionando trabalho e repassando conhecimento.


O mal não está em conquistar esses recursos[iv], mas sim no mau uso que se faz deles, na satisfação do próprio orgulho, vaidade, conveniência e interesses particulares.


É o desapego dessas vantagens particulares em benefício do outro que vai nos aproximar de Jesus, porque quanto mais se dá valor em servir ao próximo, mais se aprende a fazer dos bens materiais e posições sociais um meio para a prática da verdadeira caridade. Numa palavra, serve a Deus e não a Mamon.


Se ao contrário, esses recursos servirem à satisfação de si mesmo nas ilusões do mundo, é da relação de causa e efeito que o abuso de hoje vai ser a falta de amanhã. Aí está a causa das desigualdades sociais, no próprio homem que ainda não aprendeu a adquirir, nem a conservar segundo os interesses do espírito.


Cada um de nós em algum momento vai passar por essa lição, porque também aqueles a quem falte recursos, ou já o tiveram ou terão um dia, mas sobretudo já demonstram na paciência e resignação o desapego às vantagens particulares.


A única coisa que o homem possui de verdadeiramente seu, seja o rico ou o pobre, é o conhecimento e as qualidades morais que adquire no trabalho do bem, que são de proveito para a alma e que se leva para o sempre.




[i] Lucas, cap. 16, v. 13;


[ii] Parábola do mau rico (Lucas, cap. 16, v. 19 a 31);


[iii] Parábola dos talentos (Mateus, cap. 25, v. 14 a 30); O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 16, item 14;


[iv] Jesus na casa de Zaqueu, publicano (Lucas, cap. 19, v. 1 a 10);


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page