top of page

TOMÁS NOVELINO


Tomás Novelino nasceu no dia 06 de Outubro de 1901 em Delfinópolis, Minas Gerais, filho de Tomás Novelino de Aquino e Auta Maria das Dores Novelino. Aos sete anos de idade ficou órfão de pai e mãe e foi internado no orfanato “Anália Franco”, em São Paulo.

No ano de 1916, mudou-se para Sacramento/MG e começou a estudar no Colégio Allan Kardec, que tinha por método o ensino Pestalozzi. Foi aluno de Eurípedes Barsanulfo por dois anos, pois logo após o professor e dirigente desencarnou. No mesmo ano transferiu-se para Muzambinho/MG onde permaneceu até se matricular na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Em 1933, foi para Franca/SP, a princípio apenas para acompanhar o tratamento de um amigo que estava no hospital Allan Kardec, mas manteve-se na cidade como voluntário do hospital por 27 anos. Posteriormente, tornou-se redator do jornal A Nova Era, no qual publicou uma série de artigos reunidos no livro “Escritos Espíritas: uma militância pedagógica”.

Casou-se com a professora Maria Aparecida Rebêlo e tiveram seis filhos. O casal tinha o sonho de abrir uma escola que foi realizado no ano de 1944, à qual deram o nome de Escola Pestalozzi. Com o objetivo de garantir a manutenção da instituição que oferecia ensino gratuito, Tomás e Maria montaram a Fábrica de Calçados Pestalozzi.

Com o passar do tempo a escola se transformou em uma Fundação, surgiam o Lar-Escola, a Unidade II, a Unidade III, a Fazenda Pestalozzi e o Observatório Astronômico Eurípedes Barsanulfo, dentre as instituições de ensino vinculadas a fundação, esteve a Faculdade Pestalozzi, atualmente Unifran (Universidade de Franca).

Durante a década de 1990, uma crise no setor de calçados afetou a fábrica que precisou ser fechada. Sem recursos a fazenda foi vendida para cobrir as dívidas, a Unidade III e o observatório foram desativados e houve redução de vagas no Lar-Escola.

Em 1996, a fundação Educandário Pestalozzi foi homenageada na Suíça por ser uma das poucas instituições que mais se aproximaram da ideologia do pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi.

Tomás Novelino, trabalhou arduamente durante muitos anos na área da educação. Desencarnou em 31 de Outubro de 2000, com 99 anos, sendo um grande exemplo de conduta cristã. Foi aluno e seguidor de Eurípedes Barsanulfo, aplicando assim em toda sua vida o amor ao próximo e a caridade.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page