top of page

INÁCIO DE LOYOLA


Iñigo López, mais conhecido como Dom Inácio de Loyola, nasceu no dia 31 de maio de 1491, no País Basco, Espanha.

Quando jovem foi soldado e lutou na batalha de Pamplona pelos franceses, em 1521, ferindo-se gravemente com uma bala de canhão que lhe quebrou as duas pernas.

Durante o período de recuperação Inácio se dedicou a estudar sobre a vida de Jesus e foi após o contato com os livros religiosos que ele percebeu que as ambições materiais lhe causavam alegrias passageiras, apenas prazeres, enquanto que a vida de Jesus, com seus exemplos de amor e caridade, lhe enchia o coração de inspiração para seguir no trabalho do bem.

Depois de um tempo já recuperado e com o forte desejo de mudanças em sua vida, Inácio decidiu partir rumo a Jerusalém e depois seguiu em peregrinação para Montserrat.

Em 1534 se graduou mestre de letras pela Universidade de Paris, conseguindo dessa forma desenvolver um trabalho de evangelização junto ao povo, formando um grupo de estudos sobre as leis de Deus.

Fundou o grupo de Jesuitas no ano de 1540 e, assim, começaram a formar missões, retiros, colégios e universidades.

Dedicava-se à evangelização de crianças, fundou instituições para acolher mulheres pobres e dava assistência aos órfãos. Em 1551 criou o Colégio Romano de ensino gratuito.

Inácio de Loyola desencarnou em Roma no dia 31 de julho de 1556, aos 65 anos, seguindo sempre os exemplos de Jesus.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page