top of page

ANÁLIA FRANCO


Anália Emília Franco nasceu no dia 1 de fevereiro de 1856, na cidade de Resende, Rio de Janeiro, mudando-se com sua família para São Paulo, quando ainda pequena.

Desde criança possuía vocação para o magistério e auxiliava sua mãe em diversos colégios. Diplomou-se professora na Escola Nacional Secundária, de São Paulo e, a partir de então, passou a lecionar em escolas públicas, dedicando‐se plenamente. Alguns anos depois, na cidade de São Carlos, fundou o colégio (internato e externato) de ensino primário e secundário, nomeado de “Santa Cecília”.

Com a entrada em vigor da Lei do Ventre Livre, Anália se sensibilizou diante da situação dos filhos de escravas que passavam por dificuldades nas ruas. Trocou seu cargo na Capital de São Paulo por outro no interior, e inaugurou a "Casa Maternal", que passou a receber todas as crianças necessitadas que lhe batiam à porta. Devido à problemas com a dona da propriedade, Anália Franco teve de mudar o local do “abrigo”.

Em 1906 Anália Franco casou-se com Francisco Antonio Bastos, o qual sempre estava lhe apoiando em suas obras assistenciais.

Era romancista, escritora, teatróloga e poetisa, além de escrever diversos livretos para a educação de crianças. Dirigiu as revistas “A Voz Maternal” e “Revista da Associação Feminina”, e escreveu “As Preleções de Jesus”, o folheto espírita “Habilitação à Assistência das Sessões de Espiritismo”, entre outros.

Anália Franco mantinha as chamadas “Escolas Reunidas” na Capital e “Escolas Isoladas” no Interior, “Escolas Maternais” e “Creches” na Capital e no Interior do Estado, bibliotecas anexas às escolas, “Escolas Profissionais de Arte Tipográfica”, “Curso de Escrituração Mercantil”, “Prática de Enfermagem e Arte Dentária”, cursos de línguas (francês, italiano, inglês e alemão), música, desenho, pintura, pedagogia, costura, bordados, flores artificiais e chapéus, entre outros, constituindo um total de 71 instituições.

Anália Emília Franco desencarnou no dia 20 de janeiro de 1919, deixando um grande exemplo de amor, carinho, humildade e dedicação ao bem do próximo, tendo baseado sua vida em obras sociais e sem fins lucrativos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page