top of page

EURÍPEDES BARSANULFO


Eurípedes Barsanulfo nasceu no dia 01 de maio de 1880 na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Desde pequeno possuía um grande desempenho escolar, sendo promovido de aluno a instrutor de turmas e posteriormente professor.

Em 1902, fundou com seus antigos professores o Liceu Sacramentano, onde lecionava. Na mesma época Eurípedes participou da fundação do jornal semanal Gazeta de Sacramento, no qual publicava artigos sobre economia, literatura, filosofia, etc., atuando assim como jornalista.

O seu primeiro contato com a Doutrina Espírita ocorreu em 1903, por intermédio do seu tio Sinhô Mariano que, além de explicar ao sobrinho os pontos básicos da doutrina, lhe emprestou o livro Depois da Morte, de Léon Denis.

Eurípedes encontra no livro conceitos filosóficos sobre a vida e a morte. Mesmo com algumas dúvidas, Barsanulfo comparece às sessões espíritas na Fazenda Santa Maria e se convence, a partir dali, a ser espírita e ajudar no esclarecimento e amparo aos necessitados.

Ocorreu, então, uma transformação em sua vida. Fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade, em 1905, onde além de realizar reuniões mediúnicas e doutrinárias, também prestava auxílio aos mais necessitados.

Posteriormente, auxiliado pelo espírito Bezerra de Menezes, constituiu uma farmácia com laboratório próprio, denominada Farmácia Espírita Esperança e Caridade, na qual distribuía gratuitamente todos os medicamentos aos necessitados.

Em 31 de janeiro de 1907, por orientação espiritual, transformou o Liceu Sacramentano em Colégio Allan Kardec, adotando o método Pestalozzi. Nele os alunos recebiam aulas de Evangelho, Moral Cristã e curso de Astronomia, que hoje conta com laboratórios.

Eurípedes Barsanulfo desencarnou no dia 01 de novembro de 1918, tudo que ensinava tinha por base o amor ao próximo, ficando conhecido como o Apóstolo da Caridade.


**Para conhecer um pouco mais sobre a vida deste benfeitor, indicamos a leitura do livro Eurípedes. O Homem e a Missão

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page