top of page

VOCÊ CONHECE O MÉTODO DE ENSINO PESTALOZZI?


Johann Heinrich Pestalozzi, nascido em 1764 na Suíça, foi um educador que revolucionou o método de ensino da época. Buscava ensinar sem seguir as bases do modelo tradicional, competitivo.

Pestalozzi começou a introduzir sua maneira de lecionar em um grupo de órfãos que recolheu das ruas. Dizia que a educação era o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social, um direito absoluto, por meio do qual as crianças iriam desenvolver os poderes que Deus havia lhes dado.

Esse método pode ser facilmente compreendido pelas seguintes características:

- O ensino deve começar pelo elemento mais simples e progredir gradualmente, de acordo com o desenvolvimento da criança. O tempo de ensino deve respeitar as diferenças de aprendizagem de cada aluno até este alcançar o domínio completo do conhecimento.

- Nas suas escolas não haviam provas ou notas, castigos ou recompensas. O aluno não era reprovado.

- O objetivo central do ensino é o desenvolvimento da inteligência e não apenas transmissão de conhecimento. Para Pestalozzi, mais importante do que o conteúdo é o desenvolvimento das habilidades e dos valores.

- A aprendizagem deve ser produto da observação e da percepção. Baseada na ciência, deve-se unir a teoria e a prática. O ideal é “aprender fazendo”;

- O processo educativo deve englobar três dimensões humanas: a intelectual, a física e a moral.

- As relações entre o professor e o aluno devem ser fundamentadas na fraternidade.

Muitos foram os discípulos de sua obra, entre eles o francês Allan Kardec, que estudou com o próprio mestre Pestalozzi, passando a aderir e a propagar o método na codificação do Espiritismo.

Em nosso país, outro grande seguidor de sua metodologia foi o professor Eurípedes Barsanulfo, usando esse sistema de ensino no primeiro colégio espírita do Brasil chamado Colégio Allan Kardec e localizado em Sacramento/MG.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page