top of page

EXISTE UMA MANEIRA CORRETA PARA FAZER UMA PRECE?


A finalidade da prece é a ligação com Deus, com Jesus e com a espiritualidade. Pode e deve ser usada frequentemente, seja na hora das aflições, nos momentos de alegria e até mesmo para expressar a gratidão diária, mas, como fazer uma boa prece?

No capítulo 28 do Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos a seguinte explicação dos espíritos benfeitores acerca desse tema: "A forma não é nada, o pensamento é tudo. Faça cada qual a sua prece de acordo com as suas convicções, e de maneira que mais lhe agrade, pois, um bom pensamento vale mais do que numerosas palavras que não tocam o coração".

Com essa consideração fica constatado que não existe nenhuma fórmula para orar. Muito além das palavras a prece deve conter a força sincera dos bons pensamentos e bons sentimentos.

A principal qualidade da prece é a sua clareza, devendo ser desenvolvida de forma simples e objetiva, sem frases desnecessárias ou excesso de palavras que não passam de meros adornos sem nenhuma essência. Cada sentença deve ter o seu valor, exprimir uma ideia e tocar uma fibra da alma. A boa prece é aquela que leva à uma profunda reflexão.

É possível então dizer que as preces já prontas não têm nenhuma finalidade?

Se ditas de forma decorada, por puro costume e sem compreender o verdadeiro sentido daquele conjunto de palavras, essas preces ficam sim sem finalidade. Porém, em alguns casos, os modelos já existentes como a Oração dominical, a Prece de Cáritas, Oração de São Francisco, entre outros, servem de guia para nos orientar, chamar a atenção sobre certos princípios da doutrina ou ainda auxiliar as pessoas que sentem dificuldade em expressar seus pensamentos.

Deus em sua grandeza, bondade, justiça e misericórdia não ignora a voz de quem pede seu auxílio ou exclama gratidão, somente por não o fazer desta ou daquela maneira. O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos desde que sejam sinceras, ditas de coração e não apenas com os lábios.

Nenhuma prece fica sem resposta. Muitas vezes essa resposta não é do jeito que gostaríamos ou no tempo que desejamos, mas com certeza ela chega exatamente na forma que precisamos.[i]




[i] Em Multimídia/Mensagens veja Oração: Não recebi nada do que pedi

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page