25 CURIOSIDADES SOBRE CHICO XAVIER


  1. A mãe de Chico Xavier faleceu quando ele era um garoto com apenas cinco anos. Pouco tempo depois, ele começou a “se comunicar” com o espírito da mãe.

  2. Com o novo casamento do pai, Chico e seus oito irmãos (que foram separados depois da morte da mãe) voltaram a morar juntos. A madrasta se prontificou a cuidar deles e Chico voltou a estudar.

  3. A mediunidade trouxe sérios problemas para o jovem Chico. Ele virou motivo de acusações e chacotas na escola.

  4. O pai de Chico chegou a pensar em interná-lo num hospital psiquiátrico por causa da sua mediunidade. Isso sem contar que foi chamado de endemoniado quando contou que conversava com espíritos.

  5. O primeiro contato com o espírito Emmanuel ocorreu em 1931, quando Chico era um jovem de 21 anos.

  6. Em 1932, então com 22 anos, Chico Xavier lançou o livro Parnaso de Além-Túmulo, com poemas “psicografados” de grandes nomes da poesia brasileira. A primeira edição trazia apenas 60 poemas, que foram aumentando ao longo do tempo. Com a última edição, a quantidade de poemas saltou para 259.

  7. Um dos autores brasileiros psicografados por Chico Xavier foi Humberto de Campos. Foram 12 obras de contos e crônicas escritas em nome do escritor maranhense. O curioso é que a família de Humberto de Campos entrou com um processo contra a Federação Espírita Brasileira reivindicando direitos autorais das obras.

  8. Psicografou mais de 450 livros, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, com registro em cartório, para instituições de caridade.

  9. A obra mais vendida de Chico Xavier é o livro Nosso Lar, com mais de 1 milhão de exemplares.

  10. É um dos brasileiros mais traduzidos no exterior. Seus livros foram publicados em mais de 50 idiomas, como inglês, francês, espanhol, alemão, árabe e até esperanto.

  11. Teve, ao longo do tempo, diversos problemas de saúde: catarata, labirintite, hérnia de disco, angina e problemas de próstata. Mesmo assim, manteve-se na ativa durante toda a vida.

  12. Uma entrevista para o programa Pinga-Fogo, da extinta TV Tupi, em 28 de julho de 1971, rendeu 75% de audiência para a emissora. O detalhe é que ela começou a ser exibida às 23h30 e só terminou às 3h da madrugada. Foi a maior audiência da TV brasileira até então.

  13. Uma carta psicografada por Chico chegou a servir de prova durante um julgamento. Acusado de matar seu melhor amigo com um tiro, o réu foi inocentado graças a essa mensagem enviada pelo médium. Nela, a vítima “desencarnada” confirmava a versão de que o disparo fora acidental.

  14. Foi homenageado em filmes e documentários como Chico Xavier – O Filme, As Mães de Chico Xavier e 100 Anos com Chico Xavier – Gratidão e homenagem.

  15. Ao Longo de sua vida, Chico Xavier recebeu o título de cidadão honorário de mais de cem cidades brasileiras.

  16. Em 1981 e 1982 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, tendo havido uma mobilização de cerca de dois milhões de pessoas que deram suas assinaturas em todo o Brasil e em organizações de 29 países pedindo o prêmio para ele.

  17. Em 1999, o Governo de Minas Gerais instituiu a “Comenda da Paz Chico Xavier”, condecoração que é outorgada anualmente a pessoas físicas ou jurídicas que trabalham pela paz e pelo bem-estar social.

  18. Em 2000 foi eleito o “Mineiro do Século XX”, seguido por Santos Dumont e Juscelino Kubitschek, em um concurso popular realizado pela Rede Globo Minas.

  19. Após seu desencarne, a casa onde morou entre 1948 e 1959 e a casa em que morou entre 1959 e 2002 foram transformadas em museus sem fins lucrativos em referência a sua vida e obra; e o interior da Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, local onde ele trabalhou como datilógrafo, também foi transformado em um memorial em sua homenagem.

  20. Em 2006, em uma votação popular promovida pela Revista Época, foi eleito “O Maior Brasileiro da História”.

  21. Em 2009, a Lei nº 12.065 deu o nome “Chico Xavier” ao trecho da rodovia BR050, entre a divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e a divisa dos municípios de Uberaba com Uberlândia.

  22. Em 2010, o Correio Brasileiro lançou o selo e o cartão postal comemorativo em homenagem ao centenário do médium. No mesmo ano, a Casa da Moeda do Brasil lançou a “Medalha Comemorativa do Centenário de Chico Xavier”.

  23. Em outubro de 2012, no programa transmitido pelo SBT, Chico foi eleito, por voto popular, como “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

  24. Chico dizia que queria morrer em um dia “em que o Brasil estivesse feliz”. Ele desencarnou no dia 30 de junho de 2002, quando o Brasil se consagrava pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol.

  25. Acredite se quiser, mas Chico morria de medo de viajar de avião.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2017 Grupo Beneficente José Nunes Feller.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram