top of page

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO


Evangelizar é compreender as leis de Deus através dos ensinamentos de Jesus.

Ao responder uma pergunta que compõe o Livro Entender Conversando, Chico Xavier assim se manifestou: “Creio que a importância do Evangelho de Jesus, em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação de nossa vida física.”[i]

As Leis de Deus, que correspondem aos 10 mandamentos, são imutáveis e não podem ser violadas, assim como não podemos violar as leis da Física. Podem ser resumidas em “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, codificado por Allan Kardec, é um guia de conduta moral. Apresenta de forma simples e direta todas essas leis de amor e caridade que foram vivenciadas e esclarecidas por Jesus.

A força dos espíritos encarnados e desencarnados está em sua moral e não nos bens que possuem, muito menos na posição social que ocupam.

Quando reencarnamos trazemos todas as nossas tendências: boas (humildade, resignação, caridade) e más (orgulho, egoísmo, inconformação) e é através do estudo do evangelho, e principalmente de o praticarmos no nosso dia-a-dia, que podemos reformar as nossas más tendências.

Enquanto estamos desencarnados, ou seja, fora do corpo físico, estudamos a teoria desses ensinamentos tendo o contato apenas com a parte didática, entretanto, só quando encarnamos é que temos a chance de praticar o que realmente aprendemos.

A oportunidade da prática acontece ao passarmos pelas provas da vida e, muitas vezes, as chamamos erroneamente de problemas. São essas situações os meios que podem nos levar ao progresso. Nessas horas também podemos recorrer ao evangelho que nos ampara e sustenta.

Jesus é o maior exemplo que temos para seguir na Terra. Em nenhuma de suas atitudes ou pensamentos desviou-se das leis de Deus, portanto, se não for por intermédio Dele, não chegaremos ao pai (Deus).

Assim, concluímos que estudar o Evangelho Segundo o Espiritismo, utilizando a fé raciocinada, é conhecer as Leis de Deus e os exemplos de Jesus, transformando-os em ferramenta essencial para a prática do bem que nos levará à verdadeira felicidade e ao nosso crescimento moral e espiritual.




[i] Do Livro Entender Conversando, Francisco Cândido Xavier, Ditada pelo Espírito Emmanuel, pergunta 182.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page