top of page

O CAMINHO CERTO PARA SE TORNAR UM HOMEM DE BEM


“A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem coloca em movimento as forças da alma.” (Chico Xavier)

Para se tornar um verdadeiro homem de bem não é necessário apenas um quesito ou dois, mas sim praticar com toda intensidade os exemplos de Jesus.

De acordo com “O Evangelho Segundo o Espiritismo” o homem de bem é todo aquele que não se contenta com seus próprios atos, questiona a si mesmo se praticou todo o bem que estava ao seu alcance, exercitando todas as qualidades que conhecemos como: a paciência, a generosidade, a moderação, a serenidade, entre muitas outras. Preocupa-se também em saber se fez algum mal a alguém, pois não quer fazer ao próximo o que não gostaria que fizessem com ele.

Entende que está na Terra em provas e expiações e que toda ou qualquer dificuldade é uma lição para a reflexão e reforma das suas atitudes e dos seus pensamentos, mas perante tudo isso não deixa sua fé abalar. Ele pratica a lei de caridade e de amor em sua maior pureza, pois sabe que ela implica na prática de todas as outras virtudes.

O homem de bem resumidamente se coloca no lugar do próximo, age segundo os passos de Jesus, planta o bem através de tudo e todos, pois compreende que fora da caridade não há salvação e que é essa a essência da perfeição.

Como bem escrito no Evangelho: “Essa não é a enumeração de todas as qualidades que distinguem o homem de bem, mas todo aquele que se esforce em possuí-las, está no caminho que conduz a todas as outras.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap.17)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page