top of page

LEIS HUMANAS x LEIS DE DEUS


As leis humanas, também conhecidas como leis civis, são um conjunto de disciplinas e regras que orientam a vida em sociedade.

Desde o início das civilizações, os homens criam e editam leis que vão se modificando ao longo do tempo.

Elas são diferentes entre os países e não há nenhum lugar em que não possam sofrer variações.

Se tomarmos por base as Leis civis de Moises (1526 a.C. a 1406 a.C.), verificamos que elas regulavam o casamento, as heranças, o comércio, entre outros, de forma bem diferente da que observamos hoje.

E assim tem que ser para que possamos evoluir.

Afinal, já pensou se hoje ainda aplicássemos a Lei de Talião[i] que tinha por princípio o “olho por olho, dente por dente”?

Estaríamos “atrasados”, além de estarmos fora das Leis de Deus.

Diferente da lei dos homens, as Leis de Deus correspondem a todas as leis da natureza, são eternas e imutáveis.

Tratatam da conduta moral e das práticas do amor e da caridade ao próximo e se aplicam a todos os seres e em todos os países, sem distinção de raça ou credo.

Não se encontram escritas em nenhum papel ou mídia digital, mas sim na nossa consciência e através de seu aprendizado e aplicação no dia a dia, conseguimos progredir não só nas questões materiais, como principalmente nas questões morais.

A doutrina espírita veio nos esclarecer a respeito dessas leis e podemos encontrar uma riqueza de detalhes lendo o Livro dos Espíritos e conjuntamente o Evangelho Segundo o Espiritismo, sem falar nas demais obras de Kardec e de Chico Xavier.

Aquele que se dedicar a conhecer essas leis, terá uma visão diferenciada do mundo, aceitando os acontecimentos com paciência e resignação.




[i] É a lei, registrada de forma escrita, mais antiga da história da humanidade, encontradas no Código de Hamurábi, em 1780 a.C., no reino da Babilônia.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page