SEMPRE É TEMPO PARA REFORMAR


Reformar significa mudar algo para fins de aprimoramento e obtenção de melhores resultados.

Nesse texto não vamos falar das reformas materiais e passageiras, mas sim da reforma dos pensamentos e atitudes, também conhecida como reforma íntima ou aprimoramento do espírito.

Somos seres em evolução, um dia o corpo físico acabará, mas o nosso espírito é eterno e leva para o sempre todas as boas e más tendências desenvolvidas durante as nossas inúmeras existências.

Há muitos anos, o filósofo grego Sócrates (um dos precursores da mensagem de Jesus) já nos recomendava: “Conhece te a ti mesmo” e é o autoconhecimento a base para essa reforma.

Na reforma íntima a intenção é trabalhar para modificar as próprias más tendências como o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Poucos buscam olhar para dentro, avaliar suas atitudes, seus instintos, identificar suas falhas.

O Evangelho de Jesus nos guia nessa reforma, é através dele que aprendemos sobre o amor, a caridade e as leis de Deus, itens indispensáveis para modificar as tendências negativas.

A transformação é progressiva, não acontece da noite para o dia. Demanda tempo, boa vontade, disciplina e esforço incessante de nossa parte, mas é esse o caminho para nossa evolução moral.

Temos que estimular o bem que existe dentro de nós, praticá-lo continuamente até que vire um hábito natural e espontâneo, sobressaindo ao mal.

Aos outros cabe somente a eles buscarem a própria reforma íntima, a nós, a responsabilidade é somente sobre nossas atitudes e pensamentos. Não viemos para competir com ninguém, a busca é para sermos o melhor de nós mesmos.

TAGS: Reforma Aprimoramento Pensamentos Atitudes Reforma Íntima Moral Evolução Espírito Tendências Existências Sócrates Jesus Autoconhecimento Transformação Disciplina Evangelho Amor Caridade Leis de Deus

Posts Em Destaque
Posts Recentes