top of page

ARISTÓTELES


Aristóteles foi um filósofo grego, discípulo de Platão e o primeiro a comprovar suas teorias com a ciência, sendo considerado um dos primeiros cientistas da história.

Nasceu em Estágira, Macedônia (Grécia) em 384 a.C. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas III, Aristóteles foi educado nas melhores escolas de ciência. Com 17 anos, viajou para Atenas e se matriculou na Academia de Platão, que sempre dizia: “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos estudantes e o cérebro de Aristóteles”.

Embora considerado o único aluno capaz de assumir a direção da Academia após a morte de Platão em 347 a.C., Aristóteles foi rejeitado por não ser ateniense. Seguiu então para Arteneus, onde morou na casa de um amigo chamado Hermias, casando-se com sua filha adotiva, Pítia. Com o domínio persa e a morte do governador, foi expulso da cidade.

Em 343 a.C., foi convidado por Filipe II da Macedônia para ser professor de seu filho Alexandre Magnum, conhecido como Alexandre, O Grande, conseguindo então investimentos para suas pesquisas de geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática e principalmente lógica.

Com as viagens de Alexandre para conquistar territórios, Aristóteles decide voltar a Atenas e abrir sua própria escola, o Liceu. Além dos alunos matriculados, também dava aula para todos que o pedissem. Seu principal ensinamento como professor era: “Só podemos dizer que uma ideia é real, se conseguirmos comprovar com a ciência”.

Após a morte de Alexandre, O Grande, que então dominava a Grécia, Aristóteles foi acusado de traição e expulso, seguindo então para a ilha de Eubeia para continuar seus estudos. Desiludido com a ingratidão dos atenienses, adoeceu e desencarnou um ano depois, em 322 a.C.

Até os dias de hoje Aristóteles é considerado um dos filósofos mais importantes do mundo por ter contribuído bastante com o desenvolvimento de ideias científicas e filosóficas até hoje utilizadas.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page