COLÉGIO ALLAN KARDEC - UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPÍRITA PARA A EDUCAÇÃO


No ano de 1902, o benfeitor e educador Eurípedes Barsanulfo, até então católico fervoroso, fundou em Sacramento – Minas Gerais o Instituto de Ensino Liceu Sacramento, sendo esse muito conhecido e respeitado na cidade.

Alguns anos depois, Eurípedes tornou-se espírita e, por esse motivo, sua demanda de alunos diminuiu muito. O professor entristeceu-se, mas logo recebeu a visita de um espírito benfeitor, Maria (mãe de Jesus), orientando que ele trocasse o nome da escola de Liceu Sacramentano para Colégio Allan Kardec e além das matérias tradicionais incluísse em sua grade de ensino astronomia e o Evangelho de Jesus.

Imediatamente essas providências foram tomadas dando origem então ao Colégio Allan Kardec no ano de 1907. O colégio apresentava métodos avançados para sua época. A turma era mista, formada por meninos e meninas, não havia punições nem recompensas e a avaliação era contínua, isto é, não havia notas e, sim conceitos atribuídos com base na observação diária do desenvolvimento do aluno, respeitando o tempo de aprendizagem de cada um.


Eurípedes Barsanulfo, foi um educador muito responsável e exigente. Ele tinha consciência da importância do seu trabalho na formação de seres humanos e espíritos eternos. Além da educação básica curricular ele também se preocupava com a formação moral dos alunos.

Todas essas práticas pedagógicas, eram muito semelhantes ao que o educador Johann Pestalozzi praticava no Instituto Yverdun, na Suíça, mas não existe nenhuma prova de que Eurípedes tenha conhecido as experiências do educador suíço. Lembrando que Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita, foi aluno de Pestalozzi.

Atualmente o Colégio Allan Kardec foi desativado, mas está aberto para visitação recebendo todos os dias inúmeros seguidores do espiritismo. A entrada é gratuita e em seu prédio funciona o Memorial Eurípedes Barsanulfo, Museu Corina Novelino e o Grupo Espírita Esperança e Caridade.

Uma continuidade do colégio Allan Kardec permanece até os dias de hoje em Sacramento, é a Escola Eurípedes Barsanulfo, cujo prédio foi inaugurado em 1975, por seus ex-alunos Corina Novelino e Dr. Tomás Novelino. Sua atual coordenadora pedagógica é Alzira Bessa França Amui, sobrinha neta de Eurípedes Barsanulfo que continua fiel ao objetivo de dar continuidade ao programa educacional desenvolvido no Colégio Allan Kardec tendo em mente que ensinar e aprender caminham juntos.

T

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2017 Grupo Beneficente José Nunes Feller.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram