TRATAMENTO HOMEOPÁTICO
Um dos tratamentos utilizados no Grupo Beneficente José Nunes Feller para o auxílio nas enfermidades físicas é a homeopatia.
Criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há 200 anos, a homeopatia fundamenta-se sobre o "princípio da semelhança", isto é, a substância capaz de provocar sintomas em um indivíduo saudável é capaz de tratar um indivíduo que apresente sintomas semelhantes.
A palavra "homeopatia" tem origem no grego homoispathos, onde homóis = semelhante e pathos = sofrimento, doença. Hahnemann foi o primeiro a formatar esta forma de tratamento, propondo também a dinamização dos medicamentos.
A preparação dos medicamentos homeopáticos é feita a partir de substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais), das quais existe um conhecimento prévio da sua potencialidade curativa, mediante a experimentação no homem sadio.
O processo de diluição seguido de agitação é chamado de "dinamização", do grego dynamis, que significa "força", pois através desse processo é possível despertar na substância a capacidade de atuar sobre a força vital do organismo vivo.
Hahnemann, no início das suas experiências, começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais ele os diluía, mais eram minimizadas as reações indesejáveis.
Também percebeu que diluindo sucessivamente as substâncias e agitando-as várias vezes, conseguia sempre melhores resultados, chegando assim às doses mínimas. Desta forma, a toxicidade das substâncias é atenuada e o seu potencial curativo, aumentado.
O tratamento homeopático ideal visa o doente e não a doença. Para tanto, faz um levantamento de todos os sintomas do paciente, buscando uma substância que atenda a todos eles. Se a escolha for correta, apenas um medicamento pode retomar a saúde do paciente.